quarta-feira, 7 de maio de 2014

Conheça as consequências da má alimentação

 Você sabia que sintomas como cansaço e sono constante podem estar ligados diretamente à má alimentação? Fique por dentro!


 O hábito de consumir comidas industrializadas, fast foods ou trocar uma refeição por um salgado só favorece para que esses alimentos roubem toda a sua energia. Isso porque são de difícil digestão e necessitam da energia do organismo para a sua metabolização. E a dificuldade para realizar as atividades do dia a dia, pode ser consequência da má alimentação.

Segundo André Veinert – nutrólogo da Clínica Healthme - Gerenciamento de Perda de Peso –, gorduras saturadas, frituras e carne vermelha gorda são os alimentos que mais levam tempo para serem digeridos. “Os alimentos que são de difícil de digestão exigem muito mais do organismo, justamente porque requer um gasto energético muito maior para a sua metabolização. Portanto, se você quer evitar a indisposição, procure consumir alimentos mais leves”, explica.

O cansaço pode ser causado devido à falta de vitaminas e a deficiência de ferro. “Diversas doenças também podem ser causadas por desequilíbrios alimentares como é o caso da anemia ferropriva – que está associada à queda de energia e disposição física. Além disso, o ferro é um dos nutrientes que não podem faltar no organismo, já que ele é responsável pela produção de glóbulos vermelhos e transporte de oxigênio”, explica.

Hábitos alimentares x Fontes de energia

Troque os alimentos refinados por integrais, já que contêm uma absorção gradativa. “O ideal é apostar em alimentos que são ricos em vitaminas, minerais e fibras, para que os nutrientes possam regular o funcionamento dos hormônios e ainda manter a saúde em dia”, recomenda.

As verduras com a tonalidade verde-escuro como: couve, brócolis, escarola e espinafre também não podem faltar, pois são ricas em vitamina A, E e D. “Os sucos verdes preparados com abacaxi, couve ou hortelã podem ser indicados para quem precisa de mais disposição”, sugere o nutrólogo.

“Não deixe de consumir legumes, verduras e frutas como o kiwi, a laranja, o morango, a acerola, a mexerica e o limão, que também são ricas em vitamina C” complementa.

FONTE: Corpo a Corpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário