terça-feira, 1 de abril de 2014

Você sabe combinar os alimentos para uma dieta saudável?

A combinação dos alimentos e seus nutrientes são indispensáveis para uma dieta equilibrada. Aprenda como se alimentar da maneira correta.


Quais os alimentos são indispensáveis em uma dieta? Quais os mais calóticos? Como combiná-los para que eles tenham um melhor aproveitamento em nosso organismo? Essas são perguntas que rodeiam o dia a dia de homens e mulheres com muita frequência. Saber montar bem uma boa refeição ainda é motivo de pânico para muitas pessoas.

A nutricionista clínica e esportiva Fernanda Alves Dias, diretora clínica da empresa Nutrividade, em Belo Horizonte, garante que a alimentação balanceada é o segredo. “Temos que priorizar uma distribuição adequada de macronutrientes (açúcares, fibras, proteínas e lipídeos) e micronutrientes (vitaminas, minerais e água). Então, quanto mais diversidade de fontes de nutrientes estiver no prato, maior a chance de você estar acertando na dieta”.

De acordo com a especialista, ao conseguir manter uma alimentação nutritiva e saborosa, é possível também o equilíbrio orgânico do corpo e a melhoria em todos os seus mecanismos. “Dessa forma, aumentamos o potencial do sistema imunológico e, consequentemente, evitamos diversas doenças. Além do fato que, se comendo da maneira correta, o bem estar físico e mental são fortes recompensas e a chance de uma longevidade saudável aumenta bastante”, disse Fernanda.

Outro fator importante é saber como combinar os alimentos na hora de ingeri-los. Para isso, ela explica que é necessário ter um trabalho coletivo dos nutrientes. “A presença de um nutriente auxilia mais no processo de absorção do outro e potencializa mais sua ação no metabolismo. Além disso, um alimento deficiente de determinado nutriente se completa na presença de outro, que formam uma harmonia perfeita e funcional”.

Fernanda reforça a grande importância da água para o funcionamento do corpo. “Ela também está envolvida em todos os mecanismos de funcionamento vital, por isso para as crianças e idosos é recomendável consumir no mínimo 2 litros por dia. Já os adolescentes e os adultos o indicado seria 2 litros e meio de água/dia e, por fim, os praticantes de atividades física no mínimo 3 litros de água/dia”.

Veja onde encontrar e os benefícios de cada nutriente:

Açucares e carboidratos são os alimentos que nos fornecem energia. Estão presentes, principalmente, nas raízes (mandioca e batata) e no cereais (arroz, aveia, massas).

Fibras auxiliam na regulamentação intestinal e do colesterol. Estão muito presentes nos alimentos de origem vegetal (legumes, verduras e frutas).

Proteínas - estão envolvidas na produção da constituição corporal e são concentradas nos produtos de origem animal (leites e carnes), nas leguminosas (feijão, lentilha, soja) e nas oleaginosas (castanhas, amendoins, avelãs).

Lipídeos também desempenham papel energético e estão presentes em quase todos os alimentos, mas, principalmente, nos óleos e gorduras.

Vitaminas e mineraissão agentes de regulação do metabolismo e participam de todos os processos biológicos do corpo. Suas fontes são as verduras, legumes e as frutas.

FONTE: Fernanda Alves Dias – Nutricionista clínica e esportiva. É diretora clínica da empresa Nutrividade, em Belo Horizonte. www.nutrividade.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário