sexta-feira, 11 de abril de 2014

Mitos e verdade sobre o chocolate


Nutricionista explica quais os benefícios e os cuidados com o consumo de chocolate


Com a chegada da Páscoa fica impossível não pensar em chocolate. Mas junto com a alegria da troca de ovos, vem também a preocupação com as calorias e a pele. Fernanda Alves Dias, nutricionista clinica e esportiva, explica até que ponto o chocolate é realmente o vilão da história.

Benefícios

O que a maioria das pessoas não sabe é que o chocolate não é tão vilão da história assim. Alguns de seus nutrientes, quando consumidos de maneira moderada, algo entre 25 a 30g do doce por dia, são extremamente saudáveis. Fernanda destaca o complexo de vitaminas e minerais que o alimento possui, além de substâncias que ajudam a estimular o raciocínio e contribuem para a sua regulação. “O cacau possui substâncias que promovem o bem estar e o bom humor. Este alimento também auxilia na renovação e manutenção celular, no combate de diversos tipos de câncer e promove a longevidade saudável devida ação dos compostos antioxidantes presentes neste”, contou.

Cuidados

Porém, a especialista afirma que alguns componentes do doce podem trazer realmente prejuízos para a saúde, mas não são todos que causam os mesmos efeitos e varia de acordo com cada pessoa. “No caso de quem possui sensibilidade aos componentes do chocolate, como por exemplo, a cafeína presente neste alimento, pode sofrer com insônia e enxaqueca, além de provocar diarreia devido ao alto teor de gordura e de açúcar. Os chocolates ao leite ou branco aportam excesso de gordura e grande teor calórico, elevando a pressão arterial, aumentando as taxas de glicose sanguínea e causando doenças coronarianas”, alerta a nutricionista.

Quem pode consumir?

Os chocolates são alimentos muito apreciados pela maioria das pessoas, mas não é todo mundo que pode consumi-lo. Segundo a nutricionista, diabéticos, pessoas com intolerância ao glúten e à lactose devem tomar bastante cuidado com a ingestão desse alimento. Fernanda sugere a substituição do doce convencional por alfarroba. ”É uma vagem comestível de cor marrom escuro e sabor adocicado. Este doce tem cara e gosto de chocolate, mas não é e ainda é isento de lactose, glúten e açúcar, além disso, apresenta menos calorias que o próprio chocolate. Há também os chocolates que são feitos á base de pó de soja, que são uma ótima opção”, completou.

O mito da acne

Impossível não associar o consumo de chocolates à presença de acnes. Mas, segundo a nutricionista, esse raciocínio não possui nenhum fundamento e é apenas um mito. “O problema pode surgir independentemente da presença do chocolate, pois o que irá influenciar o aparecimento da acne é a quantidade de açúcar ou carboidratos simples encontrados nos produtos que propiciam picos de glicemia no sangue”, esclareceu Fernanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário