terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Atletas de final de ano: cuidado para evitar lesões

Especialista garante que os atletas de final de ano geralmente excedem na quantidade de exercícios, deixando de lado a qualidade em busca de um resultado rápido para o verão e o Carnaval


Com a proximidade do verão, as pessoas passam a se preocupar mais com a saúde e, principalmente, com o corpo e a estética. Afinal, é nessa época que são realizadas as viagens para as praias e passeios nos clubes. Sendo assim, aqueles que não praticaram algum esporte durante o ano todo, decidem aproveitar as férias e o clima do verão para iniciar a prática de uma atividade física.

O educador físico Túlio Marcondes, coordenador da academia Floresta Fitness, em Belo Horizonte, sugere aproveitar a empolgação do final do ano para tomar gosto pela prática de uma atividade física e melhorar a qualidade de vida, desde que sejam tomados os devidos cuidados. “A avaliação física se torna muito importante nesse processo, auxiliando o aluno na escolha dos melhores exercícios e atividades, de acordo com a sua capacidade. Se na avaliação for observado que o futuro praticante não possui nenhuma contra indicação, ele pode fazer qualquer esporte, desde que tenha um acompanhamento profissional”.

O professor alerta que os atletas de final de ano geralmente excedem na quantidade de exercícios, deixando de lado a qualidade em busca de um resultado rápido e aumentando assim, as chances de lesões musculares e até outras mais graves, envolvendo articulações e coluna.  “Neste período de três meses, o corpo sofre mais alterações adaptativas dos exercícios do que realmente estéticas. Para resultados mais expressivos é necessário um maior período de prática de exercícios físicos orientados”, disse Túlio.

Algumas dicas:
Pensando nisso, o educador físico separou algumas dicas para quem deseja começar a praticar uma atividade física com o intuito de ficar em forma para o verão e o carnaval, mas com saúde:
- Buscar atividades que proporcionam prazer, pois isso facilitará a continuidade da prática do exercício;
- Observar as pequenas alterações que o exercício proporciona, como: melhora na qualidade do sono, disposição para as tarefas do dia a dia, diminuição do cansaço excessivo durante as tarefas diárias, entre outros.
- Respeitar os limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário