quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Os benefícios da batata doce

A nutricionista da Academia Floresta Fitness, Fernanda Dias, falou sobre os benefícios da batata doce para o programa de Tudo Um Pouco:



sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Massa Muscular - Aprenda como ganhar

 
O principal objetivo dos praticantes de academia e mais desejado entre os homens é aumentar o volume da massa muscular.

Embora muitas atividades físicas colaborem para o aumento muscular, o treinamento resistido - exercícios com peso onde há uma resistência, como na musculação - é a resposta certa para uma pergunta comum: Como ficar musculoso?
Com o aumento da massa muscular, você pode aprimorar o seu desempenho esportivo, aumentar a proteção dos ossos e articulações, melhorar a estética corporal e favorecer o conforto na vida diária e no trabalho físico. Mesmo as mulheres que não querem ficar musculosas precisam aumentar o volume dos músculos para modelar o corpo.
O aumento de massa muscular e a diminuição da gordura corporal variam de pessoa para pessoa, pois cada organismo responde de uma forma à atividade física e aos planos alimentares.
 
Alguns conseguem resultados mais rápidos, outros demoram mais, levando em conta a série, freqüência e intensidade da atividade física; alimentação, genética, problemas hormonais, entre outros fatores. Mas se você persistir na prática regular de exercícios e de uma alimentação balanceada, mais cedo ou mais tarde os resultados aparecem.

Para que haja aumento da massa muscular, o processo mais significativo é a hipertrofia (crescimento da célula). É através dela que o músculo aumenta de tamanho, após o treino de musculação. Nestes treinos, há uma sobrecarga tensional nos músculos. Esta tensão faz com que eles se contraiam em função da resistência oferecida. Durante o exercício, os filamentos de proteínas são destruídos. Isso mesmo, mas no período de descanso eles são refeitos numa proporção maior do que a destruição dos mesmos, ocorrendo o aumento do volume muscular.
A síntese de proteínas, após o exercício, é estimulada pelos hormônios anabólicos do nosso organismo que são:

G.H. (hormônio do crescimento) formado por aminoácidos e estimulado pelos exercícios intensos, pelo sono e pela hipoglicemia.

Testosterona (hormônio sexual masculino) sintetizada a partir do colesterol.

Insulina (hormônio que atua na absorção de glicose pelas células) formada por aminoácidos e estimulados pela ingestão de carboidratos.

Mas, infelizmente, muitas pessoas - orientadas por profissionais não gabaritados e aptos a prescrever hormônios - tomam anabolizantes ou suplementos, causando sérios e irreversíveis danos ao corpo, adquirindo problemas renais e outros.
Saiba que o treinamento adequado aliado à alimentação equilibrada prescrita por um nutricionista darão excelente resultado. Se ele não for o esperado, dificilmente poderá ser melhor com suplementos e anabolizantes.
 
Na realidade, as drogas não fazem campeões. Muitas pessoas aumentam a massa muscular sem o uso de drogas e algumas tem tanta dificuldade que tem resultados muito pequenos mesmo utilizando essas substâncias, além de poderem vir a ter problemas de saúde. Essa dificuldade tem como principal fator o genético que não é possível de ser modificado.
Os principais pontos que você deve ter atenção para ganhar massa muscular são:
 
Treinos de musculação, bem orientados de acordo com a sua necessidade

Obedeça o tempo de descanso

Duração de no máximo 1 hora de exercícios

Os pesos devem ser difíceis

O sono noturno deve ser suficiente para recuperar as energias

A alimentação deve ser balanceada de acordo com a orientação do nutricionista

Não esqueça dos alongamentos antes e depois dos treinos

Leve a sério a musculação, pois ela sem dúvida pode trazer muitos benefícios e, se você desejar realmente aumentar a massa muscular, tenha disciplina e siga as dicas acima, respeitando os seus limites.

Fonte: Mais Equilíbrio

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Indicado para todas as idades, o Pilates oferece benefícios para o corpo e a mente

A técnica previne e trata problemas relacionados ao estresse mental e físico

A prática de Pilates já virou moda nas academias e estúdios pelos benefícios que oferece. Como outras atividades, ele promove o ganho de força e definição dos músculos, mas o que muitos ainda desconhecem é que a técnica é indicada para pessoas de qualquer idade e até mesmo gestantes. Segundo a professora Érika Maria Saar Bertão, da academia Floresta Fitness, em Belo Horizonte, a atividade é ideal para quem busca uma prática diferente, prazerosa e desafiadora. “O Pilates respeita a individualidade do aluno, mesmo nas aulas em grupo”.
 
 
Além disso, trata e previne doenças relacionadas ao estresse mental e físico, já que promove o relaxamento geral do corpo e utiliza a respiração como um dos fundamentos. “O Pilates evita e melhora os sintomas da depressão, dores de cabeça, nas costas, problemas circulatórios, posturais, doenças articulares, incontinência urinária, insônia e osteoporose” citou a Érika.
 
 
Segundo a professora, não há contraindicações para a atividade, apenas restrições em casos específicos, como gestantes e situações especiais a serem avaliadas de acordo com cada aluno. “É sempre bom lembrar que, para determinadas doenças, nenhuma prática é indicada”, ressaltou.
 
A prática do Pilates é indicada de uma a três vezes por semana, e já na primeira aula a instrutora garante que o aluno consegue perceber uma diminuição das tensões físicas, ficando mais relaxado e com suas percepções sensoriais mais aguçadas. “Em cada aula há uma melhora de sintomas e dores relacionados ao estresse. Após o primeiro mês de prática, há uma diferença no próprio corpo, como melhora da postura e diminuição do abdômen, já que se trabalha esse músculo o tempo todo na execução dos exercícios”.

 

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Emagrecer dançando

Aproveite para entrar no ritmo e dar os primeiros passos em direção ao seu novo peso
 
Emagrecer dançando

Por ter implícitos movimentos de um grande número de músculos e um alto volume de contrações musculares, a dança é um ótimo exercício para despender calorias e perder gordura a longo prazo.
No entanto, não existem exercícios que façam, intencionalmente e de forma imediata, perder gordura de forma localizada.
Embora haja regiões do corpo onde se perde gordura com maior velocidade, esta é uma questão que depende da composição corporal individual. As danças que promovem um maior dispêndio energético são as que se praticam de forma competitiva, por serem mais exigentes. Os profissionais de dança perdem cerca de 11,3 calorias por cada quilo de peso, em cada hora de prática.

Modalidades aconselhadas

Regra geral, as danças com maiores dispêndios energéticos são os bailes típicos de discoteca, a polca, o country e a música folk (7,8 calorias por cada quilo de peso por hora de prática). A polca é um estilo dança de origem polaca e o folk abrange danças tradicionais de todo o mundo, incluindo o folclore português.
Seguem-se as danças de salão rápidas (5,5 calorias por cada quilo de peso, por hora de prática), as aulas de dança jazz e ballet (5,0 calorias por cada quilo de peso, por hora de prática) e, finalmente, a salsa, merengue, flamenco e outros semelhantes (4,5 calorias por cada quilo de peso, por hora de prática). Se multiplicar o seu peso pelos valores referidos, pode ter uma ideia aproximada do dispêndio de calorias por hora de prática.

Ginásio versus escola

A regularidade e o tipo de dança dependem dos seus gostos e objetivos. Todas as modalidades têm um dispêndio energético moderado, pelo que aconselho a praticar, em média, três vezes por semana.
Quanto ao ginásio ou escola de dança, depende do seu objetivo. Para aprender a dançar, é mais interessante uma escola, embora muitos ginásios já tenham escolas de dança. Se o que quer é fazer exercício, é melhor o ginásio, pois tem uma gama maior de atividades e a prescrição do exercício é mais controlada.

Nível de esforço

Como conselho prático, tente sempre fazer um mínimo de três horas de atividade física moderada a alta por semana, quer dançando, quer fazendo outras aulas de grupo ou simplesmente caminhando a ritmo elevado (aquele que a obriga a uma respiração mais forte). Paralelamente, frequente aulas de iniciação à dança de que mais goste.
Nessas aulas, todas as pessoas têm o mesmo nível e ninguém será diferente de si. Lembre-se que, normalmente, aprender uma técnica não requer um elevado dispêndio energético nos primeiros tempos.
 
Fonte: Revisão científica: Elvis Carnero (fisiologista do exercício)

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Exercícios físicos aumentam número de neurônios e ajudam na memorização do conteúdo

É preciso diminuir o tempo de televisão, computador e videogame
 
Gabriel Barreto, de 13 anos, diz que está mais centrado nos estudos  (Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
 
Está enganado quem pensa que basta se movimentar no horário da educação física para deixar o sedentarismo. O endocrinologista Rodrigo Nunes Lamounier recomenda investir não apenas em aulas programadas, mas incluir na rotina atividades de recreação que geram gasto energético e cultivar pequenos hábitos como subir um lance de escada e caminhar até a padaria. Em resumo, é preciso diminuir o tempo de televisão, computador e videogame. “Não há remédio com tantos benefícios”, garante. Além de promover saúde, investir em atividade física melhora o rendimento escolar.

Lamounier entende que é importante respeitar o desejo dos filhos. “É fundamental gostar do que se faz. Se a menina quer jogar futebol, não insista em levá-la para o balé. Por outro lado, eles precisam aprender a ter persistência e a noção de colher os frutos a longo prazo.” Para as crianças mais novas, ele recomenda exercício físico disfarçado de brincadeira. Já na fase da adolescência, a escolha vai depender da estrutura física e do talento. Independentemente da decisão, ele destaca que o esporte dá noção de disciplina, superação, definição de metas, autoconhecimento, autoestima, confiança e aprender a perder, aspectos muito importantes na idade escolar.
 
O estudante Gabriel Barreto Aramuni, de 13 anos, não consegue mais se imaginar sem exercício físico. “Acho que a minha vida voltaria a ser chata e sedentária.” Acima do peso, ele ficava o dia todo na frente do computador e quase não saía de casa. Na atual rotina de Gabriel, não podem faltar as aulas de circuito funcional, spinning e dança. “Estou mais centrado nos estudos, assisto às aulas com mais ânimo, sempre com a expectativa de ir para a academia à noite”, justifica. Em menos de um ano ele emagreceu 10 quilos.

De acordo com o educador físico Túlio Marcondes de Carvalho, os exercícios aumentam o número de neurônios, ajudando na memorização do conteúdo aprendido em sala de aula. Professor da Academia Floresta Fitness, ele diz que crianças podem fazer musculação, desde que sejam acompanhadas de perto, pois uma carga excessiva pode atrapalhar o crescimento. Na fase em que o currículo escolar é mais puxado, ele observa que os estudantes costumam abandonar a atividade física. “Passar muito tempo sem se exercitar pode dar ganho de peso, encurtamento de articulações e diminuição da qualidade do sono”, alerta.
 

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Aluno vence depressão e outros problemas de saúde com a prática de esportes


Funcionário público de 57 anos é exemplo de superação e mudança de hábitos por uma vida mais saudável



Conhecido como “vovó”, o aluno da academia Floresta Fitness, André Luiz Prado, funcionário Público Federal, de 57 anos, é sinônimo de força de vontade e superação. Até pouco tempo, ele levava uma vida sedentária e sua saúde já estava dando os primeiros sinais desses maus hábitos. Foi por recomendação médica, que ele começou a praticar atividade física em dezembro de 2012, para tratar um quadro de depressão, controlar a pressão e o colesterol, que estavam altos.

Depois de cinco meses fazendo musculação na academia, André começou a observar a turma de boxe, até que recebeu o convite, em maio de 2013, do mestre Guilherme Coutinho, professor na época, para treinar. “Eu nunca tinha lutado na minha vida e achei que não ia dar conta. No início tive um pouco de dificuldade, mas aos poucos fui me adaptando aos treinos”, contou André.

Mudança de vida
Desde então, o “vovô” vem colhendo os frutos do seu esforço. Longe da depressão e com todos os exames clínicos em dia, ele continua fazendo seu acompanhamento médico a cada seis meses, mas garante que é muito mais feliz. “Já consegui perder 9 kg com a prática de esportes. Hoje, tenho muito mais qualidade de vida e saúde”.

Ele conta que os principais ensinamentos que recebeu praticando o boxe foram o respeito ao próximo, a disciplina e a amizade. “Somos uma grande família e tratamos todos como irmãos”.

Além do boxe, o vovô continua fazendo musculação e ainda pratica muay thai e MMA. Geralmente, ele frequente a academia no período da noite, mas confessa que durante as férias chega a ir à academia até duas vezes por dia. E elogia a equipe de professores. “São todos muito atenciosos e competentes”.