sexta-feira, 11 de abril de 2014

Mitos e verdade sobre o chocolate


Nutricionista explica quais os benefícios e os cuidados com o consumo de chocolate


Com a chegada da Páscoa fica impossível não pensar em chocolate. Mas junto com a alegria da troca de ovos, vem também a preocupação com as calorias e a pele. Fernanda Alves Dias, nutricionista clinica e esportiva, explica até que ponto o chocolate é realmente o vilão da história.

Benefícios

O que a maioria das pessoas não sabe é que o chocolate não é tão vilão da história assim. Alguns de seus nutrientes, quando consumidos de maneira moderada, algo entre 25 a 30g do doce por dia, são extremamente saudáveis. Fernanda destaca o complexo de vitaminas e minerais que o alimento possui, além de substâncias que ajudam a estimular o raciocínio e contribuem para a sua regulação. “O cacau possui substâncias que promovem o bem estar e o bom humor. Este alimento também auxilia na renovação e manutenção celular, no combate de diversos tipos de câncer e promove a longevidade saudável devida ação dos compostos antioxidantes presentes neste”, contou.

Cuidados

Porém, a especialista afirma que alguns componentes do doce podem trazer realmente prejuízos para a saúde, mas não são todos que causam os mesmos efeitos e varia de acordo com cada pessoa. “No caso de quem possui sensibilidade aos componentes do chocolate, como por exemplo, a cafeína presente neste alimento, pode sofrer com insônia e enxaqueca, além de provocar diarreia devido ao alto teor de gordura e de açúcar. Os chocolates ao leite ou branco aportam excesso de gordura e grande teor calórico, elevando a pressão arterial, aumentando as taxas de glicose sanguínea e causando doenças coronarianas”, alerta a nutricionista.

Quem pode consumir?

Os chocolates são alimentos muito apreciados pela maioria das pessoas, mas não é todo mundo que pode consumi-lo. Segundo a nutricionista, diabéticos, pessoas com intolerância ao glúten e à lactose devem tomar bastante cuidado com a ingestão desse alimento. Fernanda sugere a substituição do doce convencional por alfarroba. ”É uma vagem comestível de cor marrom escuro e sabor adocicado. Este doce tem cara e gosto de chocolate, mas não é e ainda é isento de lactose, glúten e açúcar, além disso, apresenta menos calorias que o próprio chocolate. Há também os chocolates que são feitos á base de pó de soja, que são uma ótima opção”, completou.

O mito da acne

Impossível não associar o consumo de chocolates à presença de acnes. Mas, segundo a nutricionista, esse raciocínio não possui nenhum fundamento e é apenas um mito. “O problema pode surgir independentemente da presença do chocolate, pois o que irá influenciar o aparecimento da acne é a quantidade de açúcar ou carboidratos simples encontrados nos produtos que propiciam picos de glicemia no sangue”, esclareceu Fernanda.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Atividade Física

Conheça os benefícios da realização de exercícios no 10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Atividades Físicas. Lembrando que o sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis.

Confira, então, os 10 coisas que você precisa saber sobre atividade física:

1. A prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para que o cidadão deixe de ser sedentário. Estes trinta minutos podem ser contínuos ou divididos em três períodos de 10 minutos cada. 

2. Quando se fala em exercícios, o mais importante é que você pratique alguma atividade que se adapte ao seu estilo de vida e que seja do seu agrado. Caso contrário, são muitas as chances de interrupções. 

3. Pequenas modificações no hábito diário – como subir escadas, saltar do ônibus um ponto antes, passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro, etc. – podem ajudá-lo a movimentar mais e servir como um estímulo para o início de uma atividade física diária. 

4. Os efeitos benéficos da atividade física ocorrem para as pessoas que se exercitam com regularidade. Aqueles com IMC entre 25 e 30 (sobrepeso), nestas condições, podem ter um risco menor de desenvolver diabetes e outras doenças metabólicas do que os sedentários.

5. De acordo com o United States Departament of Health and Human Services, é importante os adultos pratiquem duas horas de atividades anaeróbicas (musculação localizada), por semana, além dos 30 minutos de caminhada intensa por dia. Nos casos de pessoas com diabetes, hipertensão, obesidade e pessoas com problemas no metabolismo ósseo, por exemplo, é preciso ter um cuidado especial na escolha dos exercícios a praticar. Nestes casos, é imprescindível o acompanhamento de um profissional.  

6. Um minuto de atividade física intensa é compatível com 2 minutos de atividade moderada. Caminhada em ritmo acelerado, hidroginástica, passeio de bicicleta e jogo de tênis em dupla são alguns dos exemplos para atividade moderada. Já a corrida, a natação, o basquete e a corrida de bicicleta são consideradas intensas. 

7. Durante a prática de um exercício físico é possível que haja uma redução na taxa de glicose da pessoa. O indicado, principalmente para pessoas com diabetes, é que carreguem consigo algum tipo de carboidrato de rápida absorção. 

8. As atividades físicas melhoram a sensação de bem-estar, diminuem a ansiedade e a probabilidade de depressão, por liberarem a serotonina (hormônio conhecido como “molécula da felicidade”). 

9. Dentre os benefícios da prática de exercícios estão: a diminuição do apetite, a melhora do humor, a perda de gordura (emagrecimento), o enrijecimento dos músculos, a melhora da imunidade e o retardo do envelhecimento. 

10. Em uma recente pesquisa feita pelo Overseas Development Institute, na Grã Bretanha, mostrou que o número de aldutos obesos cresceu quatro vezes nos últimos 30 anos, em paises em desenvolvimento, ou seja, são mais de 1 bilhão de pessoas acima do peso.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Dia da atividade física

Desde já, queremos deixar nossa mensagem e homenagem ao Dia Mundial da Atividade física. Anime o seu dia e venha se exercitar com a gente!


terça-feira, 1 de abril de 2014

Você sabe combinar os alimentos para uma dieta saudável?

A combinação dos alimentos e seus nutrientes são indispensáveis para uma dieta equilibrada. Aprenda como se alimentar da maneira correta.


Quais os alimentos são indispensáveis em uma dieta? Quais os mais calóticos? Como combiná-los para que eles tenham um melhor aproveitamento em nosso organismo? Essas são perguntas que rodeiam o dia a dia de homens e mulheres com muita frequência. Saber montar bem uma boa refeição ainda é motivo de pânico para muitas pessoas.

A nutricionista clínica e esportiva Fernanda Alves Dias, diretora clínica da empresa Nutrividade, em Belo Horizonte, garante que a alimentação balanceada é o segredo. “Temos que priorizar uma distribuição adequada de macronutrientes (açúcares, fibras, proteínas e lipídeos) e micronutrientes (vitaminas, minerais e água). Então, quanto mais diversidade de fontes de nutrientes estiver no prato, maior a chance de você estar acertando na dieta”.

De acordo com a especialista, ao conseguir manter uma alimentação nutritiva e saborosa, é possível também o equilíbrio orgânico do corpo e a melhoria em todos os seus mecanismos. “Dessa forma, aumentamos o potencial do sistema imunológico e, consequentemente, evitamos diversas doenças. Além do fato que, se comendo da maneira correta, o bem estar físico e mental são fortes recompensas e a chance de uma longevidade saudável aumenta bastante”, disse Fernanda.

Outro fator importante é saber como combinar os alimentos na hora de ingeri-los. Para isso, ela explica que é necessário ter um trabalho coletivo dos nutrientes. “A presença de um nutriente auxilia mais no processo de absorção do outro e potencializa mais sua ação no metabolismo. Além disso, um alimento deficiente de determinado nutriente se completa na presença de outro, que formam uma harmonia perfeita e funcional”.

Fernanda reforça a grande importância da água para o funcionamento do corpo. “Ela também está envolvida em todos os mecanismos de funcionamento vital, por isso para as crianças e idosos é recomendável consumir no mínimo 2 litros por dia. Já os adolescentes e os adultos o indicado seria 2 litros e meio de água/dia e, por fim, os praticantes de atividades física no mínimo 3 litros de água/dia”.

Veja onde encontrar e os benefícios de cada nutriente:

Açucares e carboidratos são os alimentos que nos fornecem energia. Estão presentes, principalmente, nas raízes (mandioca e batata) e no cereais (arroz, aveia, massas).

Fibras auxiliam na regulamentação intestinal e do colesterol. Estão muito presentes nos alimentos de origem vegetal (legumes, verduras e frutas).

Proteínas - estão envolvidas na produção da constituição corporal e são concentradas nos produtos de origem animal (leites e carnes), nas leguminosas (feijão, lentilha, soja) e nas oleaginosas (castanhas, amendoins, avelãs).

Lipídeos também desempenham papel energético e estão presentes em quase todos os alimentos, mas, principalmente, nos óleos e gorduras.

Vitaminas e mineraissão agentes de regulação do metabolismo e participam de todos os processos biológicos do corpo. Suas fontes são as verduras, legumes e as frutas.

FONTE: Fernanda Alves Dias – Nutricionista clínica e esportiva. É diretora clínica da empresa Nutrividade, em Belo Horizonte. www.nutrividade.com.br